inmetro led-13

Certificação INMETRO para lâmpadas de LED

Lâmpada de LED

Atualmente há uma grande procura por lâmpadas de LED para substituir as fluorescentes

Com a crise energética e o aumento nas tarifas nas contas de energia elétrica, o uso das lâmpadas de LED em substituição das lâmpadas fluorescentes está cada vez maior. Por esse motivo, e devido a um grande número de fabricantes no mercado, e muitos com qualidade duvidosa, se tornou extremamente necessária uma certificação das lâmpadas de LED para que comprovassem a sua qualidade e eficiência energética.

Em março de 2015, com a publicação da Portaria 144/2015 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), foi estabelecido um prazo de 9 meses para a certificação compulsória das lâmpadas de LED e tubulares LED – com exceção das lâmpadas coloridas (RGB) e decorativas (fitas de LED). Esse prazo foi prorrogado por mais 2 meses com a publicação, em dezembro de 2015, da Portaria 599/2015. Com isso, atualmente, qualquer fabricante nacional ou importador poderá fabricar ou importar somente produtos certificados pelo INMETRO. Para os varejistas, o prazo para comercialização dos produtos sem a certificação é de até março de 2017, e para Micro e Pequenas Empresas até Setembro de 2017.

Com a certificação, as lâmpadas terão na embalagem o selo ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), que deve informar potência (W), fluxo luminoso (lm) e eficiência luminosa (lm/W). Além disso a lâmpada também deverá apresentar a equivalência com a lâmpada fluorescente. Somente serão certificadas as lâmpadas que comprovem nos testes do INMETRO que possuem a duração de 25 mil horas.

Lâmpadas LED INMETRO

Formato da etiqueta do INMETRO para lâmpadas de LED

Essa certificação é importante principalmente para os consumidores, que poderão ter informações mais claras e confiáveis para auxiliar no momento da escolha das lâmpadas de LED, escolhendo lâmpadas de qualidade e que proporcionam uma real economia de energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>