30153amb_1

[Lâmpadas] Como escolher a lâmpada correta?

Existem alguns fatores que devem ser levados em consideração no momento da escolha da lâmpada que será utilizada em um determinado ambiente, como a atividade que será realizada no ambiente, o tipo da lâmpada (incandescente, fluorescente, led, halógena), o fluxo luminoso, temperatura de cor, entre outros fatores.

 

De acordo com o tipo de iluminação desejada pode ser utilizado diversos tipos de lâmpadas. Por exemplo, se desejamos iluminar somente um objeto ou uma área específica do ambiente, utiliza-se lâmpadas dicroicas em spots, para ter uma iluminação direcional. Em outro caso, se pretende ter uma iluminação decorativa, como em lustres, pode-se utilizar lâmpadas com formatos diferentes, como o formato de vela ou bulbo, para dar um destaque maior ao lustre.

 

Downlight de LED Quadrado Mantra 30153

Iluminação de uma sala de estar utilizando o Downlight de LED Mantra

Lâmpada de LED Brilia 4W 2700K

Lâmpada de LED Brilia no formato de vela

 

A tecnologia da lâmpada também deve ser levada em consideração. A lâmpada de LED é a mais econômica, e que tem a maior vida útil (aproximadamente 25 mil horas). A lâmpada incandescente é mais barata, porém tem uma vida útil menor e um consumo de energia muito maior. Esse tipo de lâmpada é a que tem o melhor IRC (índice de reprodução de cor). As lâmpadas fluorescentes são mais utilizadas em ambientes que necessitam de uma iluminação mais clara e eficiente, como em locais de trabalho ou de leitura. As lâmpadas halógenas, por ter uma coloração mais amarelada, é usada para transmitir uma sensação maior de conforto, como em salas de estar ou quartos.

Lâmpada Fluorescente Compacta Foxlux

Lâmpada Fluorescente Compacta Foxlux

 

 

 

 

 

 

Lâmpada de LED Dicroica 5W GU10 Brilia

Lâmpada de LED Dicroica com soquete GU10 Brilia

Outro fator importante é a temperatura de cor da lâmpada. As lâmpadas mais amareladas (2700K a 3500K aproximadamente) são chamadas de quentes, e são mais indicadas para ambientes calmos e aconchegantes (salas, quartos). Já as lâmpadas mais brancas ou quase azuladas (6000K a 6500K – cores frias), são utilizadas em ambientes que necessitem de mais iluminação (local de trabalho, banheiros, cozinha).

 

Observe também o tipo do soquete no momento de escolher a lâmpada, para que ela seja compatível com o lustre ou luminária. Os mais utilizados são: E27, E14, E40, GU10, GU9, GU4.

 

Todos esses tipos de lâmpadas você encontra na Netfio.com

 

Lâmpada de LED Minidicroica 3W Bella

Lâmpada de LED Minidicroica com soquete GU4 Bella

 

 

Lâmpada Fluorescente Compacta 110W E40 Foxlux

Lâmpada Fluorescente Compacta com soquete E40 Foxlux

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>